sexta-feira, 15 de maio de 2020

(Review) CREPTUM - Vama - CD 2020


CREPTUM (Brasil)
“Vama” – CD 2020
Drakkar Productions” – Nacional
9/10

Eu sempre me espanto com o fato de que é impossível conhecer a cena extrema mundial de forma mais ampla. Existem milhares ou até mesmo milhões de bandas que nunca ouvimos falar até elas aparecerem por acaso na nossa frente. Recebi da Drakkar esse álbum e não conhecia a banda. Demorou uns dias para sentar com calma e ouvir o material e sem buscar nenhuma informação sobre o que estava ouvindo me surpreendi com um poderoso black metal da mais alta qualidade e vindo embalado em um cd digipack de muito bom gosto visual, com uma produção que me enganou logo de cara, pois imaginei que era uma banda gringa. Na segunda audição fui procurar informações e para a minha mais grata surpresa descobri que o CREPTUM se trata de uma banda paulista. Só posso dizer que fiquei muito satisfeito de ouvir uma banda nacional com essa qualidade e profissionalismo com todos os detalhes desse “Vama”. O som do CREPTUM é focado em uma musicalidade mais contida, com muitas partes cadenciadas que, com a ajuda dos teclados, criam uma sonoridade bastante poderosa. O álbum abre de forma épica com a pesada “Earth”, uma música que traz algo do Bathory em sua essência, mas também de bandas como Dismal Euphony em seus primórdios e com mais peso e pegada. Os vocais são realmente muito fudidos. A próxima música “Reborn in Darkness” é mais rápida, inclusive com alguns blast beats, mas focando em riffs rápidos e com boa dose de melodia. Grande música.  Outra música que me agradou muito foi “156”, que traz algo da cena grega antiga.   A faixa título já se constrói como uma faixa mais pesada, mais climática. Uma atmosfera grandiosa cerca “Vama”. Depois da acústica instrumental “Kundalini”, violência se vê libertada em “Revolution Within”, uma das músicas que mais gostei por sua arrogância e extremismo. O mesmo ocorre com “Devouring Mother”. O álbum fecha com “On My Skin” que se inicia melancolicamente para logo na sequência explodir nas caixas com uma composição muito poderosa. Grandes bases de guitarra e que me lembraram bastante o Rotting Christ mais atual. O CREPTUM surpreendeu com um grande álbum. É uma pena não ter ouvido essa banda antes, porém nunca é tarde para resolver esse problema. Comprem o álbum e apoiem a banda e o selo. Não se arrependerão.

Fábio Brayner

Nenhum comentário:

Postar um comentário